“Faremos grandes obras para Alto Araguaia”, diz Maia Neto

“Faremos grandes obras para Alto Araguaia”, diz Maia Neto
Alto Araguaia, MT – Um grupo de 20 acadêmicos do quinto semestre do curso de bacharel em geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá, visitou nesta terça-feira (25) a prefeitura do município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso). O objetivo foi concluir mais uma etapa de um trabalho de campo previsto na disciplina de região e regionalização que tem como foco analisar as mudanças e realizar pesquisas sobre impactos econômicos provocados com a chegada da ferrovia para as cidades do extremo Sul de Mato Grosso na geração de emprego e renda. [caption id="attachment_21276" align="alignleft" width="392"]Alunos foram recepcionados pelo secretário de administração Romildo José de Oliveira Alunos foram recepcionados pelo secretário de administração Romildo José de Oliveira[/caption] O roteiro do grupo ainda incluiu visitas aos municípios de Alto Taquari, Itiquira, Alto Garças e Rondonópolis. O campo de campo, além de visitas às prefeituras, também foi embasado por uma pesquisa em que os acadêmicos entrevistaram moradores das cidades sobre o perfil, formação, emprego e o que os levaram a permanecer ou a vir para os municípios em caso de moradores de outras localidades. Os acadêmicos foram divididos em seis grupos com três ou quatro alunos. Cada um ficou responsável por um tema envolvendo saúde, educação, segurança, saneamento básico, economia, indústria e comércio. Na prefeitura de Alto Araguaia, os acadêmicos foram recebidos pelo secretário de administração, professor Romildo José de Oliveira, que fez uma explanação sobre os principais pontos de ascensão econômica galgados pelo município desde a chegada dos trilhos em 2002, quando foi oficialmente inaugurada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Outros pontos abordados pelo secretário dizem respeito ao aumento no número de habitantes, desenvolvimento urbanístico, chegada de novos empreendimentos, geração de emprego e renda. “É sempre bom passarmos informações sobre Alto Araguaia que cresceu muito nos últimos anos, principalmente com a chegada da ferrovia”, disse o titular da pasta. Palavra do professor e do aluno O professor doutor Cornélio Silvano Vilarinho Neto já conhecia Alto Araguaia desde os anos 60. Mas acredita que todos os municípios do extremo sul do Estado “têm outra vida” desde a chegada dos trilhos. “Estamos vendo qual a importância dos terminais para os municípios e constatamos que foi muito importante. É uma nova Alto Araguaia. É uma nova dinâmica. A cidade tem outra visão, outra característica e outra paisagem. Para estudantes de geografia é importante discutir essa nova formação de região”, explica. As visitas “in loco” só reforçam a importância de aliar teoria e prática no ensino. E os acadêmicos experimentaram isso nas visitas que fizeram aos municípios da região Sul. Com todas as informações vão desenvolver uma nova etapa que consiste na elaboração de um relatório sobre as percepções entre o que ouviram dos moradores e do poder público. O trabalho é nota integrante para o fechamento do semestre na disciplina. “Vão elaborar um relatório. Mas de antemão, percebemos uma sintonia entre o povo e o poder público. Para a prática isso é muito importante”, defende o Vilarinho. O acadêmico Rodrigo Lima Santos, 20, vê nos trabalhos de campo uma nova realidade, principalmente com a oportunidade de conciliar teoria e prática. “Estas relações são muito importantes”, afirmou. Depois da prefeitura de Alto Araguaia, o grupo visitou o terminal ferroviário, foram para Alto Garças e depois ainda visitaram o município de Rondonópolis.